14/04/2013

Medicina: uma ciência de mentiras?

Construída a partir de observações constantemente modificadas por novas descobertas, a Medicina constitui um campo de conhecimento em permanente alteração. Chega a parecer ao leigo, e até mesmo aos profissionais da área, que ela seja incapaz de fornecer dados incontestáveis sobre determinados assuntos. 

A cada dia, diferentes versões sobre temas de saúde são indiscriminadamente propagadas pela mídia, tornando tudo ainda mais confuso. Um dia, o ovo, por seus altos níveis de colesterol, deve ser completamente banido da dieta; em outro dia ou em outra notícia, ele é o alimento mais completo produzido pela natureza, com propriedades quase miraculosas. 

E, esta constante "indecisão" não ocorre apenas nos meios de notícias leigos; a literatura médica, por sua vez, está em frequente revisão com novos, e por vezes contraditórios, conhecimentos somando-se aos antigos. Por exemplo, inicialmente a reposição hormonal na menopausa foi amplamente recomendada, inclusive como meio de diminuir riscos cardiovasculares. Isto permaneceu como verdade até estudos, como o Heart Estrogen/Progestin Replacement Study (http://jama.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=195079 e http://jama.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=187879)demonstrarem que a terapia de reposição hormonal talvez não fosse toda aquela maravilha. 

Percebemos que, em grande medida, a Medicina é construída sobre verdades transitórias, que tendem a ser modificadas ou até mesmo abolidas pelo contínuo acúmulo de conhecimentos resultante de pesquisas científicas.  Portanto, frente a uma área em constante desenvolvimento, é fundamental ao médico e, por extensão, ao acadêmico de Medicina permanecer inteirado com as melhores evidências científicas para adequadamente conduzir sua prática profissional. 

Fornecer subsídios para esta atualização é nosso principal objetivo. Pretendemos navegar pelos vastos oceanos da ciência médica, definida por Sir William Osler (1849-1919) como "ciência da incerteza e arte da probabilidade".

Sobre o eterno devir do conhecimento, veja o vídeo abaixo:


The Half-Life Of Facts (A meia-vida dos fatos): Sam Arbesman at TEDxKC



Nenhum comentário:

Postar um comentário